sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tutorial: Resenhas elaboradas

Oi meninas! Tudo bom?
A pedido da leitora Alline do blog Pausa na Vaidade, decidi trazer um guia de como fazer resenhas mais elaboradas. Eu iria fazer um tópico para cada tipo de produto (já que vocês sabem que amo dividir os posts em tópicos!), mas prefiro separá-lo em certas coisas que levo em consideração na hora de avaliar e recomendar algo aqui para vocês. Vamos lá?

Tumblr_mhhgymfmku1s1obqoo1_500_large
  • Introdução: Comece o post, dizendo algumas coisas sobre a embalagem, sobre a empresa que te enviou o produto ou se você comprou, diga a marca, o preço sugerido, onde comprar. E conte toda essa história por trás do produto adquirido.
  • Modo de uso: Se for necessário, acrescente um  modo de uso para os produtos mais diferentes e complicados, que possa gerar dúvida no público.
  • Durabilidade: É extremamente importante falar sobre a durabilidade de certo produto para suas leitoras. A durabilidade pode ser quanto tempo ele dura na nossa pele ou em quanto tempo ele demora para terminar ou secar, dependentemente. Afinal, isso sempre conta muito na nossa decisão de compra de um produto.
  • Pigmentação: A pigmentação também é super necessária, é praticamente a base para todo produto (de maquiagem, especificadamente). A pigmentação faz a maquiagem, ou seja, se você não falar sobre ela, não dar uma média de como ela fica, as pessoas não terão uma opinião completa e um resultado de comprar ou não tal coisa. É recomendado fazer swatches no braço ou nos dedos.
  • Textura: A textura não é tão necessário, mas é legal falar se é leve, que cheiro que tem, se tem uma boa cobertura, a cor do produto que você usa, esse tipo de coisa. Bom, todos sabem quais são os tipos de textura e o que é mais interessante pra falar para as leitoras.
  • Fotos: Uma coisa que não pode voltar de jeito nenhum e que tem que estar perfeito são as fotos. Na minha opinião, é essencial todas terem uma iluminação boa, uma certa qualidade (mesmo se você não tiver uma câmera semi), um fundo igual, tudo isso para manter a organização. Nunca se esqueça de por os créditos da sua imagem e abusar das fotos. No texto, é importante tentar descrever a cor do produto, caso as fotografias não tenham ficado do mesmo tom.
É claro que esses são os tópicos que mais levamos em conta, na hora de usar uma resenha de base para uma compra. Mas, é importantíssimo não vender sua opinião para lojas em troca de produtos gratuitos, existem leitoras que confiam nela, então honre-a.
É claro que esses tópicos mudam muito de acordo com o que você vai resenhar, fiz mais para maquiagem, que é o que mais temos e o que o nosso público alvo costuma publicar. Se quiserem, posso vir falar sobre outras coisas específicas, é só deixar nos comentários. 

O meu muito obrigada para a Alline, eu adoro receber pedidos das minhas leitoras lindas. Espero que tenha gostado da postagem. 

Gostaram do post? O que vocês costumam acrescentar nas resenhas? Comentem!

Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Nossa, adorei esse design *o*
    Simples e lindo, parabéns! E eu estou tentando parceria com lojas de make e esmalte!
    Beijos;*
    Visita?
    www.blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! todas muito boas =)
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  3. pigmentação é uma coisa que sempre procuro saber :)

    http://amoresepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concerteza, tudo aí é necessário, mesmo eu não pondo as vezes tudo...

    pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, na hora de resenhar tem que ser muito verdadeira também, não adianta pensar só em agradar a marca... e as fotos são muuuuuuuuuuuuuuuuito importantes né? Geralmente a gente quer ver como é por dentro, em uso (: São posts que realmente ajudam as leitores na hora de comprar né? que menina não ama maquiagem?
    Anne
    meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir
  6. Ameeei d+ o seu blog!Segue o meu tb por favor?!^^
    http://glacebolinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu pretendo começar em breve a faazer resenha de produtos e as dicas foram otimas

    http://www.jeitinhofemininoblog.com/

    ResponderExcluir
  8. Tem que fazer a resenha bem feita! ja vi algumas que são um desastre e no fim não da se quer pra saber se o produto é bom! bom tutorial

    kelly-club.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, e as dicas! Apesar de eu não fazer resenhas, me ajudou pra quando eu for fazer uma! hehe Eu realmente não sabia como fazer :s Curti!

    beijo! quatorzeoutonos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante das dicas, se um dia fizer alguma resenha com certeza vou aproveitar muito elas ^^
    webzumbi.blogspot.com.br
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Super adorei as dicas e vou aproveita-las muito bem, porque sinceramente eu não sei fazer resenhas tão boas, rsrs' beijos e Fer o produto que tira as olheiras não é um corretivo é um creme que trata das olheiras, se quiser maiores explicações me procura.

    www.blogdicasdadan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post Fer!
    muito boa as dicas :)
    realmente as fotos fazem muita diferença, por isso devem ser nítidas e em uma boa definição!
    beijos Alline ♥
    pausanavaidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei das dicas. Nunca fiz resenhas de produtos, por enquanto só fiz de livros e, foram poucos. Mas, pretendo começar em breve com algum produto que tenho aqui mesmo.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post! Muita gente tem dúvidas em relação à isso, o que acaba gerando resenhas completamente 'erradas' e incompletas! Pra mim, o mais importante são as fotografias! Nas minhas resenhas sempre coloco várias e costumo acrescentar estrelinhas, com a minha nota sobre o produto : )

    Beijos,
    Mai
    blog-nemteconto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Amei o tutorial
    Ajuda bastante e as dicas são ótimas

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Muito legal as dicas flor. Gostei!

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Fer! Eu não costumo fazer resenha de nenhum cosmético, aliás, entrei nesse "mundinho" há pouco tempo. Costumo fazer resenha de livros e filmes. Quando trata-se dos livros, falo o autor, editora, quantas páginas tem, quanto tempo demorei pra ler, como o adquiri e finalmente o que achei dele (mas também tem outras coisas que não cito como a fonte, espaçamento da margem, cor das páginas etc.). Já quando falo de filmes, falo o título original, o ano, a direção e o elenco principal (ás vezes falo da duração) e o que eu achei do filme e da mensagem. Avalio tudo finalmente de 0 a 5 estrelinhas. Parabéns pelo post, eu mesmo tinha dúvidas quanto a isso, mas você consegui esclarecê-las!
    Beijos, Malu.

    http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas! Nunca fiz resenha de alguma coisa por não saber como fazer :S mas agr acho q vou começar a fazer :D muito boa mesmo as dicas!!! Beijos

    http:// fatosdemeninaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não faço resenhas de produtos de maquiagem, mas é possível retirar algumas ideias de alguns tópicos. Se você puder, seria legal comentar sobre a melhor maneira de fazer resenhas sobre livros.
    Beijos
    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Resenha é uma coisa meio enjoada. KKKK
    Mas eu adorei a dicas de vocês.
    Beijos.
    http://closet-magico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. estou no começo do blog então acaba que eu não faço resenhas de produtos mas vou começar a fazer ;)

    faz uma visita?
    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Adicionei nos meus favoritos para eu nunca esquecer. Sempre que irei fazer uma resenha vou aqui para utilizar essas dicas.

    bruhalmeidas2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei seu blog muito lindoo! aqui fiz meu blog com muito carinho, faça uma visitinha e segue lá. Estarei acompanhando sempre seu blog pois gostei muito http://tokcharm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ainnn flor eu amei se seguir essas regrinhas não tem como errar né , mas infelismente ainda temos aquelas que vendem as suas opniões por produtos grátis , uma pena que dai a gente acaba ficando em duvida .
    Parabéns pelo trabalho
    Beijitos
    www.dicasdajucy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post, ótimas dicas!

    Beijos,
    Mylena, do http://shakethisglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicasss!!!!


    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post e as dicas. Esses pontos são realmente importantes, quando vejo essas indicações de produtos de maquiagem, procuro ver esses detalhes. Amei :D Muito interessante!
    Beijos :*
    Lay, Peacetime.

    ResponderExcluir
  28. Gente, adorei essa dica! Eu penei um pouco para aprender isso que você disse!
    Agora fica muito mais fácil para todo mundo

    Obrigada por ter visitado meu blog, volte sempre.
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi Fer!
    Ah, tá. As fotos ficaram bem bonitas e desculpa por ter te explicado de um jeito que não deu de entender. :(
    Huhuhu, vai 'curintia'!
    Obrigada pelo comentário e elogios do blog, saiba que o seu está sempre um amor. ♥

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  30. ótimo tutorial,eu estava precisando mesmo saber como fazer boas resenhas! obrigada :D
    beijos

    gatoestampado.tk

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito do post. ótimas dicas.

    http://fashionistaapaixonada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Se for comentar, não esqueça de deixar no final do seu comentário, o link do seu blog e das suas redes sociais para que eu possa visitar. Muito obrigada e volte sempre ♥